Webinar luso-espanhol sobre “A Pecuária Extensiva face aos novos desafios da PAC” com lotação esgotada

A pecuária extensiva e o enriquecimento do espaço rural biodiverso

O webinar luso-espanhol que amanhã, dia 5, vai ocorrer a partir das 15h00, através da plataforma Zoom, sobre “A Pecuária Extensiva face aos novos desafios da PAC” atingiu o limite máximo de 500 inscritos.

Numa organização conjunta da ACOS – Associação de Agricultores do Sul, União dos Agrupamentos de Defesa Sanitária do Alentejo, Federação Andaluza de Agrupamentos de Defesa Sanitária Ganadeira (FADSG) e Cooperativas Agroalimentares de Espanha, o evento conta com a participação dos dois ministros da agricultura de Portugal e de Espanha, dos eurodeputados Álvaro Amaro e Clara Aguilera, do Director do Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP), Eduardo Diniz, e de Esperanza Orellana, Directora General de Producciones y Mercados de Espanha. Em representação das organizações agrícolas e pecuárias vão participar Eduardo Oliveira e Sousa, presidente da CAP, Confederação dos Agricultores de Portugal e Angel Pacheco, Presidente das Cooperativas Agroalimentarias de Espanha. A abertura do evento e apresentação das principais temáticas que mobilizam o sector vão ser feitos por Rui Garrido, Presidente da ACOS – Associação de Agricultores do Sul e Agustín Gonzalez, Presidente da Federação Andaluza de Agrupamentos de Defesa Sanitária Ganadeira (FADSG). A moderação e apresentação geral vai estar a cargo de Isabel Martins, Directora da Revista Vida Rural.

Discutir os aspetos técnico-científicos e de política agrícola associados à pecuária extensiva e ao meio rural envolvente, apresentar os seus contributos económicos, ambientais, territoriais e sociais, são alguns dos propósitos dos organizadores que afirmam a pecuária extensiva como um fator de enriquecimento das dinâmicas e da biodiversidade do espaço rural. Propõem, por essa razão, a reflexão em conjunto sobre o papel da pecuária extensiva e os benefícios do pastoreio, defesa da variedade de plantas e raças locais e da sua capacidade de resiliência, como algumas das abordagens para o evento.

De modo a divulgar e a difundir o mais possível este evento pelas organizações do sector e pela sociedade civil, e ainda a pensar em quem já não conseguiu inscrever-se através do Zoom, a ACOS vai transmitir o evento também na sua página do facebook, a partir das 15h00 desta quinta-feira, 5 de Novembro.

Mais informações sobre o evento no link seguinte: https://congresso-pecuaria-extensiva.pt/programa/